ORIGEM E CARACTERÍSTICAS
Os bovinos de corte, vacas, touros e bezerros são mamíferos, que possuem características exteriores que indicam uma boa capacidade para a produção de carne.
Os bovinos podem ser de origem norte americano e europeu (Bos taurus) ou de origem indiana (Bos indicus). Mas também podemos ter cruzamento entre raças.
Gado Zebu
Raças:Guzerá, Gir, Nelore, Indubrasil, Sindi, Brahman.
São animais que são mais bem adaptados ao clima tropical, como o do Brasil, possuem grande resistência a carrapatos, possuem orelhas geralmente grandes, largas e pendentes. O pescoço é curto, estreito e com barbela ampla. Possui cupim bastante desenvolvido nos machos. Possuem uma pele fina e pêlos curtos.
Gado Europeu
Raças: Angus, Limousin, Hereford, Charolês, Chianina, Marchigiana, Shorthorn.
São animais que sofrem com o clima tropical, como o do Brasil, possuem pequena resistência a carrapatos, possuem orelhas geralmente pequenas, médias e arredondadas. Os chifres são pequenos e finos. Possuem pescoço curto e amplo, com uma barbela pouco desenvolvida e não possuem cupim. A pele é mais grossa e os pêlos são mais longos.
Cruzamentos
Raças: Brangus, Braford, Santa Gertrudes, Canchim.
No Brasil a maior parte do rebanho é composta por bovinos de origem zebuína, que foram trazidas a mais de um século pelos navios cargueiros vindos da Índia. A raça que é mais criada para a produção de carne é a Nelore.
DADOS REPRODUTIVOS
Maturidade sexual 18-24 meses
Tempo de gestação 280 dias
Número de crias por parto 1
Número de partos por ano 1
IMPORTÂNCIA ZOOTÉCNICA
Os bovinos de corte são explorado para produção de carne, mas também podemos obter outros produtos dos animais abatidos, tais como: O couro, para a indústria de roupas, sapatos cintos, Os chifres, que servem para fabricar berrantes e peças de artesanato; Graxa, feita dos restos do boi depois de abatido.
Fonte: Manera Fies Unesp
Nenhum comentário:
Postar um comentário